Como mandante, Rio Branco-ES venceu todos os jogos contra times baianos na história da Série D
Os gols de Rio Branco-ES 3 x 1 Fluminense-BA pelo Campeonato Brasileiro Série D 2009
O Rio Branco-ES entra em campo neste domingo, às 17h (de Brasília), diante do Porto-BA, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, precisando vencer para garantir a vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. Em meio ao cenário de decisão, um retrospecto histórico pode servir de inspiração para o Capa-Preta: como mandante contra equipes baianas pela competição, o clube tem 100% de aproveitamento e conquistou vitórias marcantes em momentos decisivos.
Veja mais notícias no ge.globo/es
Confira a tabela da Série D
+ 📱 Siga o Globo Esporte Espírito Santo no Instagram
Desde a primeira participação na Série D, em 2009, o Rio Branco disputou três partidas em casa, diante de adversários da Bahia, e venceu todas. Em comum entre elas, a necessidade de resultado para seguir sonhando com a classificação.
A primeira aconteceu em julho de 2009, quando o Brancão derrotou o Fluminense de Feira por 3 a 1, no estádio Salvador Costa. Na ocasião, o time capixaba entrou pressionado após um início irregular na competição e respondeu com uma atuação dominante. Bombom abriu o placar no primeiro tempo, enquanto o estreante Joabio marcou duas vezes na etapa final para garantir a vitória.
+ 📺 Assista aos vídeos da edição capixaba do programa Globo Esporte!
Poucas semanas depois, novamente diante de um clube baiano, o Rio Branco fez sua parte ao vencer o Atlético-BA por 3 a 0, também no Salvador Costa. Os gols de Evandro, Helder e Marcelo Pelé mantiveram viva a esperança de classificação até os minutos finais da rodada. Apesar da vitória convincente, o resultado paralelo não ajudou e o clube acabou eliminado ainda na fase de grupos.
Rio Branco-ES 3 x 0 Atlético-BA | Melhores Momentos | 1ª Fase | Brasileirão Série D 2009
Já em 2010, o confronto contra um adversário baiano terminou com um desfecho diferente. Após sofrer uma goleada por 6 a 1 para o Uberaba na rodada anterior, o Rio Branco chegou à última partida da fase de grupos precisando vencer o Camaçari e torcer por um tropeço do América-RJ. O time capixaba fez sua parte ao derrotar os baianos por 4 a 1, com gols de Cleiton, Eduardo, Evandro e Ronicley. Em seguida, comemorou a classificação após o empate entre América e Uberaba, resultado que colocou o Brancão na segunda fase da competição.
Cleiton Gladiador comemora gol pelo Rio Branco-ES, diante do Camaçari, pela Série D de 2010
Chico Guedes/Arquivo/A Gazeta
+ Rio Branco-ES x Porto-BA: preços e locais de venda de ingressos
Agora, 16 anos depois daquela classificação dramática, o Rio Branco depende apenas de si diante de um adversário baiano. O cenário é semelhante: vitória significa vaga no mata-mata da Série D e a continuidade da temporada. Qualquer outro resultado elimina o clube da competição e pode representar o encerramento do calendário de 2026.
Atualmente na quinta colocação do Grupo 12, com 10 pontos, o Capa-Preta está empatado com o Porto-BA, quarto colocado. Como o adversário possui uma vitória a mais, o Rio Branco precisa vencer o confronto direto para ultrapassar o rival e garantir presença na próxima fase da Série D.
Leia mais notícias do Rio Branco-ES
Assista: tudo sobre o Rio Branco-ES no ge.globo, na TV Gazeta e no sportv
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads, Facebook e no WhatsApp. geRead More


