“Alfaromania”: técnico argentino devolve Paraguai à Copa do Mundo e vira até boneco de argila no país
Veja a análise do Grupo D da Copa do Mundo 2026
A volta à Copa do Mundo depois de 16 anos fez surgirem candidatos a ídolos no Paraguai. Gustavo Gómez e Alderete, pela liderança, Almirón, Kaku Romero e Enciso, pela parte técnica, estão na lista. Mas, um personagem que caiu no gosto do público foi o treinador Gustavo Alfaro.
O Paraguai viveu anos de uma crise inesperada com a seleção local. Foi uma das gratas surpresas na Copa de 2010 – empatou com a Itália, então campeã do Mundo, e caiu nas quartas para a Espanha, que ficaria com o troféu –, mas amargou campanhas ruins ausências sentidas nos três mundiais seguintes.
O caminho parecia ser o mesmo para a Copa de 2026. O time venceu apenas uma das seis primeiras rodadas nas Eliminatórias, e a Associação de Futebol demitiu Daniel Garnero, pagando a multa rescisória de Gustavo Alfaro na Costa Rica para contar com ele no restante do ciclo.
O retorno em campo foi imediato. A seleção paraguaia chegou a emendar nove jogos de invencibilidade nas Eliminatórias – com vitórias sobre Argentina e Brasil pelo caminho – e conseguiu a classificação antecipada para a Copa do Mundo.
A campanha fez com que os torcedores locais desenvolvessem um carinho especial por Gustavo Alfaro. Recentemente, o ceramista David Chun passou a produzir miniaturas do técnico em argila. Em entrevista à ABC Cardinal, explicou que não se trata apenas da busca pelo retorno financeiro.
“Estávamos reunidos com um amigo e minha esposa, conversando sobre como a pessoa com menos rejeição no Paraguai seria o professor Alfaro e tivemos a ideia de representá-lo”
O boneco de 30 centímetros é nomeado pelo ceramista como “Alfarito”, e a produção completa de 100 unidades leva até sete dias, desde que não receba camadas de tinta. Ainda à ABC, Chun deu um exemplo do quanto os paraguaios gostam do treinador: “Estamos recebendo ligações de todos os lugares fazendo reservas, mas, infelizmente, não poderemos atender a todos”.
Alfaritos, bonecos feitos no Paraguai em homenagem a Gustavo Alfaro
Reprodução/Redes sociais
A mídia paraguaia, inclusive, trata Gustavo Alfaro como o técnico mais querido no país desde Tata Martino, conterrâneo do atual comandante e responsável pela campanha na África do Sul, em 2010. Antes do embarque rumo aos Estados Unidos, o treinador recebeu de um artista plástico a pintura de uma camisa com momentos especiais dele no comando da Albirroja.
Há menos de dois anos no comando da equipe, Gustavo Alfaro tem oito vitórias, seis empates e quatro derrotas em 18 jogos. A única derrota em partidas oficiais foi diante do Brasil, na Neoquímica Arena, pelas Eliminatórias.
Gustavo Alfaro, técnico do Paraguai
Getty Images
Aos 63 anos de idade, Gustavo Alfaro tem mais de 30 dedicados à carreira de técnico, quase sempre na Argentina, onde conquistou a Conmebol Sul-Americana no comando do Arsenal de Sarandí. A exceção internacional, entre clubes, foi o Al-Ahli, da Arábia Saudita.
Além de ter comandado a Costa Rica, de onde saiu para assumir o Paraguai, Gustavo Alfaro também comandou a seleção equatoriana, levando-a à Copa do Mundo de 2022. O time foi eliminado na fase de grupos, mesmo empatando com Holanda e vencendo o Catar. geRead More


