RÁDIO BPA

TV BPA

Marrocos e Escócia voltam a se enfrentar em uma Copa do Mundo após 28 anos; relembre

Marrocos e Escócia voltam a se enfrentar em uma Copa do Mundo após 28 anos; relembre

Na Copa de 98, Brasil, Escócia e Marrocos também se enfrentaram na fase de grupos
Após um hiato de 28 anos, Marrocos e Escócia voltam a se encontrar em uma Copa do Mundo, nesta sexta-feira, às 19h, em Houston (clique aqui para acompanhar em tempo real). As duas seleções fazem parte do grupo C, o mesmo do Brasil, e o resultado pode encaminhar a classificação de uma delas para a próxima fase.
A Escócia é líder do grupo, com três pontos, conquistados em uma vitória importante sobre o Haiti, e busca avançar pela primeira vez para uma fase de mata-mata. O Marrocos chega embalado pela grande atuação no empate em 1 a 1 contra o Brasil, mas precisa da vitória para subir na tabela.
Em 1998, Marrocos e Escócia também fizeram parte do grupo do Brasil, com a Noruega fechando o quarteto da chave do torneio, que foi disputado na França. Em entrevista coletiva, o experiente lateral Robertson analisou o reencontro.
— Eu tinha quatro anos na época, não tenho sentimento de revanche. Estamos olhando para o jogo, Marrocos é fantástico, não há dúvidas disso. Fizeram uma grande Copa na última vez, representaram muito bem toda a África, não apenas Marrocos, são um time fantástico. Vai ser um jogo difícil, mas acreditamos no nosso time e no nosso plano. O objetivo é vencer, o deles também vai ser. Obviamente, os dois não podem ganhar. Vamos focar no nosso desempenho para sermos nós a sorrirmos no fim do jogo — considerou.
Marrocos e Escócia na Copa do Mundo de 1998
SNS Group via Getty Images
Na última rodada da primeira fase daquela Copa, as duas equipes se enfrentaram com esperança de avançar para o mata-mata. Marrocos fez uma grande partida, se impôs sobre os escoceses e venceu por 3 a 0. Bassir foi o destaque, fechando o resultado com um gol de placa, em que aplicou um chapéu em Boyd e soltou uma bomba, que desviou na defesa e enganou o goleiro Leighton.
Durante boa parte do jogo, a vitória parcial ia classificando Marrocos para a segunda fase. Porém, a seleção brasileira e Noruega se enfrentavam ao mesmo tempo, e deu zebra. Os noruegueses venceram e eliminaram os africanos.
O resultado também sacramentou a eliminação da Escócia, em uma campanha muito ruim, com apenas um ponto conquistado.
Em 2026, o cenário pode ser bem diferente. Com o aumento do número de vagas para o mata-mata, a vitória na primeira rodada fez a Escócia dar um passo importante rumo à classificação. Marrocos, por sua vez, ostenta o posto de semifinalista da última edição e sonha em ir além nesta Copa. geRead More