Algoz de Messi e Marta, técnico da Tunísia vai para terceira Copa em menos de quatro anos; entenda
Suécia 5 x 1 Tunísia | Melhores momentos | 1ª rodada | Copa do Mundo FIFA 2026
Copa do Mundo é com ele mesmo. Na madrugada deste domingo (1h no horário de Brasília), o técnico francês Hervé Renard estreia no comando da Tunísia contra o Japão, em Monterrey (MEX), pela segunda rodada do Grupo F, completando sua terceira participação em Mundiais em quatro anos e a quarta desde 2018. O francês de 57 anos dirigiu o Marrocos na Copa da Rússia, a Arábia Saudita no Catar-2022 e comandou também a seleção da França na Copa Feminina de 2023. Com a Tunísia, chega a quatro edições, entre homens e mulheres, em oito anos.
Veja a tabela completa da Copa do Mundo de 2026
Hervé Renard, técnico da Tunísia
Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images
Se a estreia em Copas foi quase protocolar, com o último lugar de Marrocos na fase de grupos na Rússia-2018, o Mundial seguinte começou bem diferente. Com a Arábia Saudita, Renard assombrou o mundo com a vitória por 2 a 1 sobre a Argentina logo na estreia no Mundial da Rússia-2022, um susto que serviu para acordar a equipe de Lionel Messi na caminhada para o título mundial.
Já a Arábia Saudita de Renard não fez mais nada relevante naquela Copa, perdeu os dois jogos seguintes, para Polônia e México, e caiu na primeira fase. Em março de 2023, o treinador pediu demissão da Arábia Saudita para trabalhar em mais uma Copa do Mundo, só que a feminina.
Segundo a trabalhar em Copas de homens e mulheres
Renard nunca dirigiu a seleção francesa masculina e tem apenas dois times da primeira divisão do país no currículo: Sochaux, na temporada 2013/14, e Lille, por seis meses em 2015. Com vasta experiência em seleções da África (foi campeão africano com Zâmbia, em 2012, e Costa do Marfim, em 2015) e duas Copas masculinas no currículo, o treinador foi escolhido para substituir a demitida Corinne Diacre na seleção feminina da França, a quatro meses da Copa da Austrália e da Nova Zelândia.
Curiosidade: Hervé Renard é apenas o segundo treinador a dirigir seleções em Copas do Mundo masculina e feminina, após o inglês John Herdman, que dirigiu as seleções femininas da Nova Zelândia (Copas de 2007 e 2011) e Canadá (Copa de 2015) e a masculina do Canadá (Copa de 2022).
Na Copa Feminina de 2023, Renard estreou com um tropeço: 0 a 0 com a Jamaica, pelo Grupo F. Mas, na segunda rodada, o treinador que menos de um ano antes havia derrotado Messi em uma Copa, agora tinha outra estrela carimbada em Copa do Mundo: Marta. Ainda que a camisa 10 tenha entrado apenas nos minutos finais da derrota por 2 a 1, pela segunda rodada.
Técnico da França, Hervé Renard discute com o banco brasileiro ao final da partida
A seleção feminina da França também bateu o Panamá, por 6 a 3, e se classificou em primeiro lugar no grupo. Goleou o Marrocos por 4 a 0 nas oitavas, mas caiu nas quartas para uma das anfitriãs, a Austrália, na mais longa disputa de pênaltis da história das Copas (entre homens e mulheres): 7 a 6, com 20 penalidades cobradas dos dois lados.
Quando parecia que a história de Hervé Renard em Copas ia dar uma pausa, veio a demissão do também francês Sabri Lamouchi após a goleada da Tunísia para a Suécia por 5 a 1 na estreia. O treinador que gosta de Copa do Mundo chegou ao México na noite de terça-feira com poucos dias para tentar dar uma nova cara à seleção tunisiana.
Sexta-feira, em entrevista coletiva, Renard mostrou que estava de olho no Mundial e usou os empates de Cabo Verde com a Espanha e da República Democrática do Congo com Portugal como motivação para a sua equipe.
– Os jogos de Cabo Verde contra a Espanha e da RD do Congo diante de Portugal dão esperança às equipes africanas. Nós devemos seguir estes exemplos e não ter medo das grandes seleções – afirmou. geRead More


