RÁDIO BPA

TV BPA

Teixeira defende gestão após dívida do Santos atingir R$ 1 bi: “Valores não serão resolvidos em dois anos”

Teixeira defende gestão após dívida do Santos atingir R$ 1 bi: “Valores não serão resolvidos em dois anos”

Voz do Setorista: Santos treina sem quatro jogadores liberados para buscar novo clube
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, defendeu a sua gestão após a dívida ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão. O dirigente esteve presente na reunião do Conselho Deliberativo do Santos, na noite da última terça-feira, e respondeu a questionamentos de conselheiros.
🔍 adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
O relatório financeiro do Santos sobre o primeiro trimestre apontou que o passivo total no fim de março chegou a R$ 1.094.039.000. Em dezembro, esse valor estava em R$ 998.500.000.
Teixeira condicionou o aumento aos juros e às correções monetárias de valores devidos por gestões anteriores. Segundo o presidente, a dívida deverá seguir aumentando mesmo com um plano de austeridade.
– Nesse ponto, pela minha experiência, os juros e correções inerentes aos planos que o Santos tem no momento, que são planos de gestões anteriores, é que fazem com que o Santos alcance números cada vez maiores. Por maior que seja a austeridade e rigor por parte da gestão, nós continuaremos aumentando essas dívidas. Os valores das dívidas não serão resolvidas por dois anos e meio de gestão.
+ Siga o canal ge Santos no WhatsApp!
O dirigente santista alegou que o cenário enfrentado pelo Santos é o mesmo que os demais clubes brasileiros, independente do valor maior ou menor no volume de receitas.
– Comparei aqui clubes tão tradicionais, estruturados, que estão vencendo campeonatos. Se avaliarmos os balanços financeiros desses clubes, todos verificarão que esses números serão aumentados de ano a ano. Por mais exemplos e referências que essas gestões estejam no momento do futebol brasileiro. Isso é resultado do que acarreta um clube ter feito a opção no Profut, por um clube estar resolvendo e equacionando as dívidas. Isso não impede que as dívidas anualmente continuem crescendo. Elas continuarão crescendo como todos os clubes do futebol brasileiro sem nenhuma exceção.
– Podem ter R$ 2 bilhões de receita anual. O resultado financeiro do balanço anual desses clubes continuarão sendo negativos e aumentando. Não decorrente daquela gestão, daquele período, naquele ano. É por causa exatamente das adesões que os clubes fizeram de passivos e atrasos das dívidas anteriores. Temos que deixar claro. Continuaremos fazendo um trabalho de austeridade no intuito de nós alcançarmos um resultado melhor.
Mais sobre o Santos:
+ Santos e Tomás Rincón entram em acordo para rescisão de contrato
+ Sem intertemporada em Portugal, Santos cogita amistosos antes de retorno do Brasileirão
Marcelo Teixeira fez um pronunciamento após o jogo do Santos
José Edgar de Matos
Teixeira também minimizou o resultado do balanço do primeiro semestre ao justificar, por exemplo, o retorno de jogadores emprestados, que fazem com que os gastos com o plantel aumentem. E, segundo o dirigente, esses números devem ser diferentes no relatório do segundo trimestre.
– O primeiro trimestre sempre é diferenciado. Você tem jogadores emprestados, eles retornam ao plantel e esses números continuam sendo maiores. Quando averiguarmos o segundo trimestre de 2026, os resultados serão diferentes porque as ações que a diretoria está adotando são resultados que alcançaremos níveis diferenciados do nosso balanço. Mais ainda, as ações que estamos adotando de atletas que estejam hoje fora dos planos do departamento de futebol profissional darão, também, um resultado diferente para o exercício deste ano.
O presidente do Santos buscou destacar a renovação de contratos de jogadores formados pelo clube e que hoje integram o elenco o profissional. De acordo com ele, a intenção é que o Santos utilize a base para suprir as lacunas existentes na equipe principal, sem a necessidade de se fazer contratações.
– A linha adotada pela gestão é que, no curto prazo, jogadores da base suprirem a necessidade que hoje temos no departamento de futebol profissional. A ponto que não haver necessidade mais de ir ao mercado e trazer jogadores nesse mercado, que eram necessários em 2024 e 2025.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos
Acordo com a NR Sports, CT em Praia Grande e nova estrutura em São Vicente
Teixeira voltou a defender o acordo com a NR Sports, empresa administrada por Neymar pai. Para o digirente, o clube tem benefícios e a cada aditivo no contrato referente a contratação de Neymar, a siutação é mais vantajosa ao Santos. Porém, ele não detalhou quais seriam essas vantagens obtidas pelo clube.
– No que se refere ao contrato da NR. Esses acordos eu posso afirmar que são benefícios e vantagens ao Santos Futebol Clube. Já estamos, se não me engano, no quinto aditivo. E todos eles, se voltarmos ao primeiro contrato original em dezembro de 2024, eles estão muito positivos e vantajosos ao Santos Futebol Clube. Acredito que, mesmo tendo um vencimento em dezembro de 2026, o projeto não se restringe a apenas ao atleta dentro de campo. Se dermos continuidade a esse projeto, o Santos ainda terá muitas vantagens, benefícios e resultados financeiros diante da expansão e do progresso que possa trazer diante da parceria entre o Santos e a NR Sports.
Marcelo Teixeira também disse que o clube não tem nenhuma participação em relação ao projeto da construção de um CT em Praia Grande, anunciado por Neymar pai no ano passado. Ele falou que o Santos tem interesse em participar caso seja concretizado, mas que não há interferência quanto a regularização.
– O Santos não tem nenhuma interferência com referência a regularização desse projeto. O Santos aguarda a parceria que existe entre os envolvidos para que esse centro de treinamento seja apresentado. Se ele for concretizado, o Santos tem interesse na participação desse projeto da Praia Grande. Mas não depende, em hipótese alguma, daquilo que nós temos programado caso não aconteça o CT da Praia Grande.
O presidente do Santos também citou sobre o projeto da construção de um centro de treinamento para as categorias de base e para o futebol feminino na Área Continental de São Vicente. Segundo o dirigente, uma entrevista coletiva deverá ser marcada em breve, após a assinatura do contrato.
– Uma parceria onde não há investimento por parte do Santos. Apenas a contrapartida de produtos de marketing envolvendo o proprietário desta área. Uma área de 2 milhões de metros quadrados. Nos interessamos em cerca de 700 mil metros quadrados. Já passou pelos departamentos, está no jurídico do Santos e da empresa. Pretendemos, em breve, fazer uma coletiva explicando detalhes com referência que ainda não consigo porque não estão assinados os documentos dos contratos.
– É uma iniciativa importante, fundamental para o crescimento do Santos. Nós poderemos, não apenas fazer a aquisição da área, como posteriormente a isso, com as próprias parcerias, elaborarmos uma estrutura suficiente para o departamento de base e feminino. Um projeto onde estamos próximos da conclusão em termos de documentos que estão sendo feitos.
🎧 Ouça o podcast ge Santos🎧 geRead More