RÁDIO BPA

TV BPA

Botafogo-SP recebe pagamento de dívida do Náutico em caso inédito de ajuda do Fair Play Financeiro

Botafogo-SP recebe pagamento de dívida do Náutico em caso inédito de ajuda do Fair Play Financeiro

Botafogo-SP vence o Ceará fora de casa e embala na Série B do Campeonato Brasileiro
O Botafogo-SP recebeu o pagamento de valores pendentes em relação à compra de direitos federativos e econômicos do atacante Jonas Toró junto ao Náutico, na primeira ação da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF) entre clubes.
Criada pela CBF no início do ano, a ANRESF é um órgão independente com função de monitorar, fiscalizar e julgar o cumprimento das regras do Fair Play Financeiro no futebol brasileiro, com poder para aplicar sanções que vão de advertências e multas até perda de pontos, transfer ban e rebaixamento, conforme o Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF).
Jonas Toró, atacante do Náutico, comemora gol contra o Decisão
Marlon Costa/AGIF
O episódio marca a primeira vez que o mecanismo de denúncia entre clubes foi utilizado com sucesso. A expectativa é que o novo sistema seja capaz de estimular o cumprimento das obrigações financeiras sem a necessidade de aplicação de sanções mais severas.
No dia 15 de junho, a diretoria do Botafogo formalizou uma denúncia na agência alegando o descumprimento de uma obrigação financeira do Náutico após o vencimento do prazo de uma parcela que correspondia ao pagamento dos direitos de Toró. A ANRESF verificou a existência da dívida e intimou o Timbu a apresentar uma defesa ou a comprovar o pagamento.
Segundo a ANRESF, o clube pernambucano realizou o pagamento em 16 de junho, no mesmo dia da intimação. Os encargos contratuais foram quitados três dias depois, em 19 de junho. Os valores da negociação não foram divulgados.
Formado no São Paulo, Toró foi anunciado pelo Náutico em dezembro de 2025, mas em março rescindiu o contrato com o Timbu. Atualmente, o atacante está na Portuguesa. geRead More