RÁDIO BPA

TV BPA

Como está o pedido do Inter para dividir o título do Brasileirão de 2005 com o Corinthians

Como está o pedido do Inter para dividir o título do Brasileirão de 2005 com o Corinthians

Samir Xaud e Luciano Hocsman falam sobre reconhecimento do título Brasileiro 2005 ao Inter
Inter e Corinthians começam a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil neste domingo. O confronto é mais um capítulo na rivalidade entre as equipes. O mais notório? A disputa do Brasileirão de 2005. O Colorado aguarda uma posição da CBF pelo reconhecimento do título junto ao Timão daquela edição, marcado pela anulação de 11 partidas.
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter
Em maio, o Inter protocolou um pedido formal à CBF para ser reconhecido como campeão brasileiro de 2005 ao lado do Corinthians, o vencedor daquela edição. O pleito segue sob análise da entidade, sem prazo para uma decisão oficial (veja no fim do texto as matérias sobre o caso).
+ 🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
O Colorado promoveu uma força-tarefa envolvendo diferentes setores do clube, além do ex-presidente Fernando Carvalho, mandatário à época, e do conselheiro Leonardo Aquino, para reunir fundamentos jurídicos, históricos e desportivos que amparassem a reivindicação.
Corinthians x Inter: o polêmico pênalti no Tinga em 2005
A empreitada é baseada no escândalo de manipulação de resultados, conhecido como “Máfia do Apito”. O episódio resultou na anulação de 11 partidas daquela edição do campeonato por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
No Beira-Rio, há a avaliação de que a medida impactou diretamente a definição da competição e causou prejuízo esportivo ao Inter.
A pedido do Inter, Gaciba fez análise de jogos do Corinthians de 2005
O pedido é sustentado por documentos, parecer técnico especializado, declarações públicas de personagens envolvidos no caso e precedentes de reconhecimentos históricos realizados pela própria entidade esportiva em outras ocasiões.
O dossiê colorado conta com a recuperação de depoimentos do ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho – pivô do escândalo da Máfia do Apito – e do presidente do Corinthians à época, Alberto Dualib. Um áudio do então mandatário do Timão reconhece que o título deveria ter sido do Colorado.
O material produzido ainda conta com matérias jornalísticas, o documentário “Máfia do Apito”, exibido pelo sportv e Globoplay, e um laudo elaborado pelo ex-árbitro Leonardo Gaciba.
O clube gaúcho também cita precedentes históricos, como o reconhecimento como campeões brasileiros dos vencedores do Torneio dos Campeões de 1937 (Atlético-MG) e da Taça Brasil (disputada de 1959 a 1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 a 1970).
Gaciba revela conclusão pós-análise das partidas do Corinthians em 2005
Entenda o caso
O Brasileirão de 2005 voltou à tona nos bastidores do Beira-Rio por causa do lançamento do documentário “Máfia do Apito”, no ano passado, no qual Edilson Pereira de Carvalho admite influência no título nacional de 2005. A série de três episódios relembra o esquema de manipulação de resultados envolvendo o ex-árbitro e apostas ilegais.
Em razão da repercussão do documentário, o conselheiro Leonardo Aquino apresentou um pedido ao Conselho Deliberativo para que o Inter buscasse o reconhecimento do título brasileiro de 2005.
“Um foi erro humano, o outro errou no caráter”. Diz Tinga sobre a Máfia do Apito
O presidente Alessandro Barcellos permitiu avançar sobre o tema e um dossiê sobre o assunto foi elaborado, que sustenta o pedido do Inter junto à CBF.
Das 11 partidas anuladas em 2005, o Inter teve de disputar um jogo novamente e repetiu a vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba. Já o Corinthians, que perdeu os dois jogos anulados, venceu o Santos e empatou com o São Paulo nos confrontos remarcados, conquistando quatro pontos a mais.
Inter se reuniu com a CBF para pedir reconhecimento do título brasileiro de 2005
Divulgação/CBF
O escândalo alterou a classificação original do campeonato, que teve o Timão como campeão, três pontos à frente do Colorado – se os placares originais tivessem sido mantidos, os gaúchos teriam vencido o Brasileirão um ponto à frente dos paulistas.
Depois do vice-campeonato nacional em 2005, o Inter teve uma temporada dos sonhos no ano seguinte. Conquistou a Conmebol Libertadores e o Mundial em 2006, mas a disputa do Brasileirão de 2005 segue como uma das maiores controvérsias da história recente do clube.
Mais sobre a Máfia do Apito:
+ Inter entra com pedido por reconhecimento do título
+ Presidente da CBF fala sobre pedido do Inter por taça
+ Edilson admite manipulação no Brasileirão de 2005
+ Inter busca dividir título do Brasileirão de 2005 com o Timão
+ Conselheiro pede que Inter busque reconhecimento do título
+ Inter contrata perito para analisar jogos e prepara dossiê
+ Gaciba entrega laudos que negam interferência de Edilson
+ Tinga procura Edilson Pereira, pivô da Máfia do Apito
+ Tinga revive dores do Brasileirão: “Campeonato preparado”
+ Estrela ausente: Inter recorda perda do Brasileirão de 2005
+ Tinga e esposa revivem polêmica com Márcio Rezende

🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV geRead More