RÁDIO BPA

TV BPA

UFC BJJ: Ana Lima diz ver evento como último desafio antes do cinturão

UFC BJJ: Ana Lima diz ver evento como último desafio antes do cinturão

Glover Teixeira revela treino raiz para encarar Shogun no Spaten Fight Night
A brasileira Ana Lima abre o card do UFC BJJ 10 contra a norte-americana Danielle Kelly. O duelo pode consolidar seu nome para uma disputa de cinturão na categoria peso-palha (até 52,1 kg). Em entrevista exclusiva ao Combate, Ana deu detalhes da preparação e do estudo da adversária, e não titubeou em descrever Kelly como seu último obstáculo antes de uma eventual disputa pelo cinturão.
— Como eu falei após o UFC BJJ 9, eu posso lutar contra qualquer pessoa que me traga mais perto do cinturão. Então, acredito que sim, vencendo, a próxima luta seria já para o cinturão. A gente está enchendo de pessoas, trazendo lutas mais animadas para poder assistir. Então, acredito que, para mim, a próxima luta seria pelo título. Eu estou sempre pronta para lutar. Então, se você falar, o próximo é o UFC BJJ 11 e eu preciso de você para lutar, eu digo: vamos.
O UFC BJJ 10 é na próxima quinta-feira (20), às 21h, em Las Vegas. O Combate transmite ao vivo.
Ana Lima venceu Amanda Mazza por finalização no primeiro round no UFC BJJ 9
Chris Unger/Zuffa LLC
Glover revela treino raiz para enfrentar Shogun: “Corrida, flexão, barra e porrada”
UFC 330: Mackenzie Dern encara rival na escadaria de Rocky antes de defender cinturão
Lenda do MMA, Maurício Shogun é graduado mestre em muay thai
— Acredito que vai ser uma luta bem animada para todo mundo. Tenho estudado o jogo dela, comecei a ver. E estou bem confiante, acho que não tem como não estar se considerarmos como eu estreei no UFC BJJ 9. Porque sempre a pessoa que busca agressividade na luta, que sabe receber, ela vai buscar as brechas para pegar uma finalização. Então eu já vi que ela é bem agressiva nos primeiros dois minutos. E é ali que eu vou buscar aquela brecha para a finalização.
Na estreia no evento, no UFC BJJ 9, Ana Lima finalizou Amanda Mazza logo no primeiro round. A trajetória tem mostrado uma ascensão: em março, Ana foi campeã pan-americana da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro). Segundo ela, a conquista marcou um novo momento na carreira, que pode ser coroado em breve com uma luta pelo cinturão no UFC.
— Eu acho que o Pan desse ano abriu muitas portas. Foi bem especial. Uma delas é o UFC, né? Porque todo mundo, de qualquer tipo de evento, está buscando os campeões. Tanto com quimono, quanto sem quimono. Até patrocínios, coisas assim. Então, te traz uma visibilidade muito grande. Veio a vitória e, depois de um mês, acho, eu recebi a proposta de lutar no UFC. Graças à minha performance no Pan, ganhando ali de campeões do Pan passado, ou até de outras categorias, né? Então, o UFC foi uma das portas que se abriram para mim.
Ana Lima conquistou o Pan de Jiu-Jítsu em 2026
Reprodução/Instagram
Do tatame para o UFC
Sobre as diferenças das competições tradicionais no tatame para um evento em bowl, como no caso do UFC BJJ, Ana afirma que a principal mudança é na dose de energia. Apesar de as regras não serem as mesmas até mesmo na forma de pontuação, a brasileira acredita que a única real diferença está na intensidade dos combates.
— Claro, em outras competições, eu não tenho só uma luta, são várias. É um chaveamento de, no mínimo, quatro lutas. A única diferença são os rounds, o tempo de cada round, de cada luta que eu faço na academia. Porque no campeonato normal é, no mínimo, dez minutos. A gente está lutando por dez minutos sem parar. E no UFC são cinco minutos, três rounds. Essa foi a única diferença, na verdade. A preparação física, a energia que você precisa ter.
Confira o card do evento abaixo:
UFC BJJ 10
20 de agosto de 2026, em Las Vegas, às 21h (de Brasília)
CARD DO EVENTO:
Peso meio-médio: Andrew Tackett x Jhonatas Gracie (disputa de cinturão)
Peso-pena: Rebeca Lima x Brianna Ste Marie (disputa de cinturão)
Peso-leve: Renato Canuto x Ethan Crelinstan (disputa de cinturão)
Peso-médio: William Tackett x Fedor Nikolov
Peso-médio: Vagner Rocha x Andy Varela
Peso-mosca: Cassia Moura x Bre Stikk (GP da divisão peso-mosca)
Peso-mosca: Adele Fornarino x Carol Brunacio (GP da divisão peso-mosca)
Peso-palha: Ana Lima x Danielle Kelly geRead More