Da “oportunidade no caos” ao acesso: entenda como clube superou desafios para voltar à elite do Acreano
Técnico Pedro Balú fala sobre elenco e projeta Plácido de Castro no Acreano Série B
Campeão do returno do Campeonato Acreano Série B, o Plácido de Castro alcançou o retorno à elite do estadual depois do empate por 3 a 3 com o Atlético-AC, nessa terça-feira (15), no Estádio Tonicão, em Rio Branco, pela terceira rodada do segundo turno.
+ 🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Os gols de Plácido de Castro 3 x 3 Atlético-AC – 3ª rodada do 2º turno – Acreano Série B
Para cumprir o objetivo do acesso e ainda sonhar com a possibilidade de conquistar um título inédito, o Tigre do Abunã precisou superar desafios importantes desde a pré-temporada, passando pela montagem do elenco até o início ruim na competição.
Sem vencer no primeiro turno, o clube do interior apostou todas as fichas no returno e engatou uma sequência de três jogos de invencibilidade, fechando o segundo turno na liderança isolada com sete pontos.
Plácido de Castro comemora gol contra Atlético-AC na Série B do Acreano
Arquivo pessoal/Sueli Rodrigues
O Plácido de Castro agora vai buscar o título inédito da competição contra o Atlético-AC, campeão do primeiro turno. A bola rola neste sábado (19), às 15h, no Tonicão, na capital.
“Vi uma oportunidade no caos”
Depois de dois vices estaduais sub-20 à frente do Santa Cruz-AC, o técnico Pedro Balú pediu desligamento do clube e foi em busca de um novo desafio na carreira. Mesmo sem sucesso no futebol profissional como treinador, o ex-lateral-direito foi a aposta do Tigre do Abunã para voltar à elite.
Pedro Balú durante conversa com o elenco no início da pré-temporada
Kelton Pinho
Com recursos praticamente escassos, coube ao próprio Pedro Balú a função de convidar atletas para defender o Tigre do Abunã. Aí entrou o network do treinador adquirido ao longo da carreira no futebol para convencer atletas a defender o clube.
— Eu encarei como uma oportunidade boa. Vi uma uma oportunidade no caos. Uma situação diferente. Fui atrás de algumas ajudas, na Prefeitura de Plácido, conversei com a secretária, entendi o lado do prefeito, das pessoas lá. Continuei acreditando, continuei buscando reforçar o time e, graças a Deus, tenho um relacionamento muito bom com alguns atletas aqui no Acre, alguns empresários fora, e a gente foi montando da forma que a gente tinha condição — afirma Pedro Balú.
Pedro Balú, técnico do Plácido de Castro
Kelton Pinho
Pedro Balú pediu indicações, chamou atletas do futebol amador, com idade sub-20, incorportou jogadores emprestados pelo Santa Cruz-AC e apostou em nomes com mais experiência, como o volante Gabriel Cruz, o meia Kekel e o atacante Alifi.
Alifi, atacante do Plácido de Castro em ação contra o Atlético-AC no Acreano Série B
Arquivo pessoal/Sueli Rodrigues
Dentro do elenco, atletas também conciliavam os treinos com trabalhos informais para obter renda, como o caso do atacante Paulo Sérgio, o Baby, que trabalha como motoboy e marcou um dos gols do empate com o Atlético-AC.
— O nosso time é muito unido, guerreiro, de muito jogador sonhador, não tem vaidade, por mais que a gente saiba que as dificuldades são grandes pra todos eles — destaca.
Treinos com ausências, início ruim e reação
Sem a disponibilidade de todos para treinos diários no mesmo horário, a pré-temporada do Plácido de Castro começou no Campo do Juventus, em Rio Branco, com o grupo incompleto. Os ausentes treinavam em outros períodos, individualmente.
Plácido de Castro durante treinamento no Campo do Juventus
Kelton Pinho
No segundo turno, com a perda dos atletas do Santa Cruz, aí que a gente não treinou. Os atletas estavam treinando individual em casa, fazendo movimentação fora do serviço e se capacitando no amador.
O primeiro turno foi difícil para o Plácido de Castro. Com duas derrotas e um empate, o time do interior amargou a lanterna do turno com apenas um ponto. Para Pedro Balú, a efetividade no ataque no returno foi o principal fator de virada de chave para a equipe.
— Acho que no primeiro turno nós tivemos muitas oportunidades de gol, erramos bastante gols e no segundo turno a gente aproveitou mais essas oportunidades. Eu fiz uma análise assim: nosso time perde muito gol, mas pelo menos está perdendo gol. A gente está criando. Quando a gente perde é sinal que a gente tá criando oportunidades. As nossas oportunidades de gols não são por acaso, não são do além. A gente cria, temos bons jogadores de qualidade de bola no pé, de jogo de proximidade.
+ Autor de doblete celebra acesso do Plácido de Castro à elite do Acreano: “A gente sonhou com isso”
No returno, o Plácido de Castro superou o Andirá por 2 a 1, de virada, e depois goleou o Náuas por 7 a 1. Os resultados deixaram o Tigre do Abunã dependendo apenas de um empate contra o Atlético-AC na última rodada para assegurar o título do turno e o acesso. geRead More


