Desperdício de água pode gerar prisão no México; entenda punição
Capital do país enfrenta forte crise hídrica e anunciou uma série de medidas que poderão ser impostas para quem desperdiçar água na próxima semana: de multa a 24 horas de prisão. Crianças brincam na fonte de água do Monumento da Praça da Revolução na Cidade do México, sábado, 4 de abril de 2015
Marco Ugarte/AP
A prefeitura da Cidade do México anunciou nesta semana que quem for pego desperdiçando água poderá ser multado ou até mesmo punido com prisão.
A capital do país enfrenta uma forte crise hídrica e anunciou uma série de punições que poderão ser impostas para quem desperdiçar água no feriado da Semana Santa.
A multa é pesada, e pode chegar até 3,9 mil pesos (cerca de R$ 907) – e, em alguns casos, a punição pode levar a 24 horas na prisão.
A decisão ocorre por conta de uma tradição mexicana para o Sábado de Aleluia, que antecede a Páscoa. Por lá, é comum que as pessoas arremessem água entre si em festas nas ruas.
Por que o México deve milhões de metros cúbicos de água aos EUA
As razões do desaparecimento repentino de cachoeira de água azul no México
Apesar de ser um dia de luto para muitos cristãos, ele está associado no país à água, o que representa para os mexicanos vida e purificação.
Em um comunicado oficial, a prefeitura da capital disse que realiza uma série de ações para evitar o desperdício de água durante a Semana Santa.
Ela pede, inclusive, que os moradores denunciem quem gastar água a partir de uma linha telefônica própria para isso.g1 > MundoRead More