RÁDIO BPA

TV BPA

Rússia faz ameaça velada à Finlândia e à Suécia, que estudam ingressar na Otan: ‘Demos os nossos avisos’

Suécia e Finlândia estudam a possibilidade de aderir à Otan, especialmente depois da invasão da Ucrânia por tropas russas. Rússia alerta que irá reforçar defesa do país se Suécia e Finlândia aderirem à Otan
A Rússia fez ameaças veladas na quarta-feira (20) à Finlândia e à Suécia, que estudam a possibilidade de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Compartilhe pelo WhatsApp
Compartilhe pelo Telegram
“Nós demos os nossos avisos, tanto publicamente como pela via dos canais bilaterais; eles (os dois países) sabem disso, então não há surpresas. Eles foram informados sobre tudo, sobre o que (uma eventual adesão à Otan) vai acarretar”, disse Maria Zakharova, uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do governo da Rússia. As informações são da agência de notícias russa Tass.
Leia também
Parlamento da Finlândia abre debate para avaliar entrada na Otan
Segundo ela, a Otan está tentando atrair os dois países: “Protegida pelos Estados Unidos, Bruxelas (uma referência à Otan) está puxando a Suécia e a Finlândia para dentro de suas estruturas”.
Os governos dos dois países passaram a considerar o ingresso na Otan após a ofensiva militar russa contra a Ucrânia.
Encontro de Ministros das Relações Exteriores dos países da Otan, em Bruxelas
ASSOCIATED PRESS
A Finlândia, que compartilha cerca de 1.300 quilômetros de fronteira com a Rússia, decidirá “em algumas semanas” se pedirá adesão à aliança, segundo seu primeiro-ministro. A Suécia não descarta a opção, mas parece estar tomando uma posição mais cautelosa por enquanto.
Outros recados dos russos
Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a adesão da Finlândia e da Suécia à Otan traria “consequências” para esses países e para a segurança europeia.
Esses países “têm que entender as consequências de tal medida para nossas relações bilaterais e para a arquitetura da segurança europeia como um todo”, disse Zakharova, em um comunicado.
“Ser membro da Otan não pode fortalecer sua segurança nacional. De fato, eles (Finlândia e Suécia) estarão na linha de frente da Otan”, disse ela.
Também na semana passada, o ex-presidente russo e atual número dois do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou que se a Finlândia e a Suécia aderirem à Aliança Atlântica, Moscou reforçará seus recursos militares, especialmente nucleares, no Mar Báltico e perto da Escandinávia.
Veja vídeos para entender o conflito entre Rússia e Ucrâniag1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *