RÁDIO BPA

TV BPA

Biden critica Rússia na Assembleia Geral da ONU: ‘Não se pode vencer em uma guerra nuclear’

O presidente dos EUA falou sobre ameaça de ataque nuclear feita por Putin. Ele também citou insegurança alimentar global e mudanças climáticas. Joe Biden discursa na ONU em 21 de setembro de 2022
Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou nesta quarta-feira (21) na Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Biden começou criticando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela sua invasão da Ucrânia. “A guerra na Ucrânia é a guerra de um homem só”, disse Biden se referindo a Putin.
Ele alertou sobre os perigos de investimentos em armamentos nucleares, citando a Rússia e a China. “Não se pode vencer em uma guerra nuclear”, disse.
O presidente dos EUA pediu a expansão do Conselho de Segurança da ONU. A reforma no Conselho é um tema recorrente em quase todas as crises internacionais quando um dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) exerce seu direito de veto para impedir resoluções propostas por outros.
A forma como Moscou tem usado seu poder de veto desde que invadiu a Ucrânia levou Washington a retomar o tema e insistir na ampliação do Conselho, que tem 15 membros, incluindo os cinco permanentes.
Pela ordem dos discursos, geralmente o presidente dos EUA é o terceiro a falar na abertura dos debates, que foi nessa terça-feira (20), depois do secretário-geral da ONU e do presidente do Brasil. No entanto, dessa vez Biden não participou do primeiro dia porque ele viajou para Londres para o funeral da rainha Elizabeth II.
Guerra na Ucrânia e fome
Biden disse que as sanções impostas na Rússia explicitamente permitem a exportação de alimentos para o mundo. Segundo ele, Putin está usando as sanções como desculpa para prejudicar a distribuição de grãos em nível global.
A guerra na Ucrânia e as mudanças climáticas também foram dois dos principais temas do primeiro dia de debates.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, sugeriu cobrar a conta de quem lucra muito com o petróleo e que os governos parem de subsidiar os combustíveis fósseis. Segundo Guterres, se o problema agora é má distribuição do alimento no mundo, a partir do ano que vem pode ser falta de comida mesmo. E em cima disso, a urgência das mudanças climáticas.
Assembleia geral da ONU discute guerra da Ucrânia no primeiro dia
Brasil
Por tradição, desde 1955, o Brasil é o primeiro país a discursar na abertura da Assembleia da ONU. O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), em um pronunciamento de 20 minutos, abordou temas de campanha, fazendo um balanço das ações de seu governo, atacou as gestões petistas e defendeu itens da pauta conservadora.
Veja aqui mais detalhes sobre o discurso do presidente Jair Bolsonaro.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *