RÁDIO BPA

TV BPA

Sport não negocia mais com dez atletas, revela diretor; confira tudo sobre contratações

Sport não negocia mais com dez atletas, revela diretor; confira tudo sobre contratações

No pocast Embolada, Guilherme Falcão, diretor de futebol do Rubro-negro, disseca movimentação do clube no mercado; janela abriu dia 10 e permanece até 2 de setembro Em meio à abertura da janela de contratações no último dia 10, o ge ouviu o diretor de futebol do Sport, Guilherme Falcão, no podcast Embolada, sobre um tema tão cobrado pela torcida nos últimos dias: reforços. Quantos virão? Quais posições? Eles terão condição clínica para já chegar e jogar?
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Sport no WhatsApp
+ Veja mais notícias do Sport no ge
Raphael Campos, Guilherme Falcão e André Figueiredo, diretores do Sport
Paulo Paiva/Sport
Os setoristas rubro-negros Camila Sousa e Daniel Leal, além do comentarista Cabral Neto, levantaram essas questões para o dirigente leonino responder. E ele afirmou que o departamento de futebol não negocia mais com 10 atletas, cenário posto na semana passada.
O número “reduziu bastante”, explica Guilherme Falcão, porque algumas negociações não avançaram. Aderlan, zagueiro do Santos, estava em pauta, assim como os de Esteban Pavez, capitão do Colo-Colo, e do volante Lucas Sasha, no Fortaleza. Lenny Lobato, atacante do Veléz, está encaminhado.
O diretor do Sport também vê como difícil que reforços desembarquem no Recife já para o jogo de sábado, contra o América-MG, pela Série B, mas acena para uma possibilidade mais concreta dia 23, diante da Chapecoense, no sul.
Depois da vitória sobre o Guarani, em Campinas, o Leão chegou aos 23 pontos na tabela de classificação – embora possua um jogo a menos que os outros adversários no bloco de acesso, e ocupa a quarta posição.
Confira o papo:
Desempenho atual mudou contratações?
– A gente sabia o que fazer nessa janela, vinha procurando atletas. A gente já tem negociações encaminhadas, negociações que estão dependendo de assinatura para anunciar esses jogadores, então a gente já tinha mapeado de… Vai sair Pedro Lima, e outras posições que a gente não pode prever, a lesão de Romarinho não estava mapeada… Alan Ruiz havia uma possibilidade porque na renovação tinha externado desejo de já na janela de julho fazer movimento de volta para o exterior, foi uma coisa tratada de forma muito transparente. Esses números de jogadores e posições são as mesmas de meses atrás.
Por que não contar com elenco mais robusto no início de 2024?
– Acho que a gente tem um elenco muito equilibrado, tivemos o azar de perdermos os dois laterais esquerdos e os dois beiradas titulares. No meio temos três jogadores, que é Titi Ortíz, Lucas Lima e Pedro Vilhena, que atua por ali. E tem algumas questões aí… A primeira janela, por exemplo, fechou no dia 7 de março, e a gente não sabia que a gente venderia Lima. Era um desejo, mas Pedro estava começando, por mais que a a gente imaginasse o potencial, não sabia que ele chegaria nos números que a gente estipulou para ele nessa janela.
“”Agora, existe um outro ponto e é importante colocar, o Sport é um clube com recursos limitados, de Série B, que está fazendo um processo de resgate financeiro muito intenso. Então, a gente precisa trabalhar com orçamento, e quando a gente montou esse elenco, a gente sabia que precisava guardar alguns cartuchos para disparar nessa janela. Não podíamos preencher todas as funções.”
Reforços chegam com condição física?
– Sim, isso é uma premissa fundamental, para essa janela a gente entende que tenha que trazer jogadores aptos fisicamente e prontos para entrar em campo. Talvez não consigamos por trâmites burocráticos, porque ao se trazer um jogador estrangeiro tem que tirar CPF, a gente está produzindo um checklist para, no momento de fechar a negociação, passar a esses jogadores toda a documentação. Para quando chegarem no Brasil fazerem essa regularização.
Tipos de contrato oferecidos
– O principal orientador é esse: jogador que possa agregar pra subir pra Série A. Obviamente, um atleta que tenha esse perfil, a gente vai tentar dar um tratamento diferente (no contrato). Mas o viés de análise são atletas que possam nos levar para a Série A. Os tipos de contrato variam, tem alguns que são maiores.
Alguém negociando renovação?
– Existe a percepção sobre a conduta que temos que adotar sobre cada um dos atletas do elenco, então nós temos essa avaliação. Isso está planejado, mas a gente entende que não é o momento para fazê-la agora. Estamos na metade da competição, a gente precisa maturar um pouco mais isso, ver o cenário mais claro, de perspectiva, para começarmos fazer essas amarrações.
Há dez atletas em conversas?
– Caiu, não está com dez mais não. Eu não vou falar aqui de posições, não vou tratar nem vou dar esse número de contratações que a gente vai ter que fazer porque isso é mutável. A gente está negociando, por exemplo, um jogador que faz duas posições, e a gente com ele está suprindo essas lacunas e não precisaria contratar outro. Então, não vou dar essa quantidade, essas negociações que falei ali não são dez mais hoje. A gente reduziu bastante porque teve umas que não conseguimos avançar. A gente tem outras que estão avançado, no processo de finalização dessa parte burocrática de assinatura de contrato e troca de minutas. Então, a gente pede um pouco de paciência.
Alguém à disposição contra o América-MG?
– Para a gente é ruim (ter jogo contra Operário adiado) porque teríamos dois jogos em casa agora, com América-MG e Operário, era momento de, se tudo desse certo, íamos dar uma largada na competição. E agora vamos passar a ter dois jogos a menos, o que influencia no visual (da tabela). Naturalmente, está muito parelha a disputa, vamos cair de posição (por causa do jogo adiado), e isso gera alguma angústia, mas sobre perspectiva de contratação e recuperação de atleta, é uma folga que pode ser interessante pra que a gente possa ter de repente, Dalbert e mais algum outro jogador se recuperando e podendo retornar ao time. Vamos ver. Espero que a gente tenha, se não para esse jogo do América-MG, acredito que não dá tempo, o outro (contra a Chapecoense, no dia 23) a gente já tenha aí algum reforço dentro de casa e habilitado a entrar em campo.
Embolada #302 – Entrevista com Guilherme Falcão, diretor de futebol do Sport
🎙️ Ouça o podcast Embolada 🎧
Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *