RÁDIO BPA

TV BPA

Lewis Hamilton chegará a 350 GPs na F1; veja momentos marcantes

Lewis Hamilton chegará a 350 GPs na F1; veja momentos marcantes

Com o GP de Singapura, neste fim de semana, heptacampeão se tornará o segundo piloto com mais largadas na F1, atrás apenas de Fernando Alonso – Imagine estar em um carro de Fórmula 1. Deve ser uma sensação muito poderosa.
Era assim que um jovem menino de Stevenage, cidade inglesa ao norte de Londres, dava entrevista como gente grande ainda nos tempos de kart quando começou a competir aos 8 anos. Neste domingo no GP de Singapura, ele vai atingir a marca redonda de 350 corridas e se tornar o segundo piloto com mais largadas na história da F1. Ao longo de 18 anos de carreira, ele acumula 7 títulos mundiais, 105 vitórias e 104 pole positions até o momento. Seu nome? Lewis Hamilton. O ge destaca a seguir corridas emblemáticas da carreira do heptacampeão na F1:
Ralf Schumacher diz que Singapura pode ser a última corrida de Daniel Ricciardo pela RB
Neymar comemora liderança de Bortoleto na F2: “Brasil no topo”
Acesse os canais de automobilismo do ge no WhatsApp
Hamilton na Ferrari: relembre a carreira do piloto heptacampeão da F1
Quebra de jejum – Inglaterra 2024
Depois de 945 dias, Hamilton quebrou um amargo jejum sem vitórias e voltou a triunfar em Silverstone, numa corrida memorável, cheia de variações climáticas e estratégicas. Com direito a recorde de nove vitórias em um único circuito, o heptacampeão voltou ao topo do pódio com as cores da Mercedes em um “conto de fadas”, como descrito por Toto Wolff.
Lewis Hamilton vence o GP da Inglaterra de F1 2024
Mark Thompson/Getty Images
A emoção, escondida pelo capacete, ficou visível na voz embargada pelo rádio e no demorado abraço que o piloto deu em seu pai, Anthony Hamilton, depois da bandeirada.
Hamilton partiu de segundo logo atrás do seu companheiro de equipe, George Russell, mas a McLaren assumiu a ponta quando começou a chover – com direito a escapadas da pista dos dois pilotos da Mercedes. Já na parte final da corrida, Hamilton conseguiu o undercut pra cima de Norris após a última rodada de pit-stops.
De pneus macios, o britânico conseguiu administrar bem a borracha para segurar o ímpeto de um Verstappen que voava na reta final calçado com os pneus de faixa branca. Ao fim das 52 voltas, Hamilton, enfim, voltou a triunfar na F1.
Cidadão brasileiro – São Paulo 2021
Em meio à intensa batalha pelo título, Hamilton protagonizou uma das melhores performances de sua carreira ao ultrapassar todos os adversários ao longo do final de semana. Desclassificado na sexta-feira por causa de uma infração técnica na asa traseira, largou de último na corrida sprint do sábado e escalou o pelotão até o 5º lugar. Punido novamente no domingo por trocas no motor, partiu de 10º e não tomou conhecimento dos adversários, ultrapassando um a um no caminho para a vitória.
Lewis Hamilton comemora a vitória no GP de São Paulo de 2021 com a bandeira do Brasil no pódio
Peter Fox/Getty Images
Até que encontrou Max Verstappen no final da reta oposta. O rival na disputa pelo título jogou duro e espalhou o piloto para fora da pista. Mas, 12 giros depois, Hamilton conseguiu a ultrapassagem e seguiu rumo à terceira vitória em solo brasileiro de forma incontestável. Interlagos assistiu em absoluto êxtase o britânico mais brasileiro de todos celebrar a vitória com a bandeira erguida assim como Ayrton Senna tantas vezes o fizera.
Heptacampeão – Turquia 2020
Hamilton adicionou a sétima estrela no seu currículo em 15 de novembro de 2020 e igualou o recorde de títulos do alemão Michael Schumacher, que parecia inalcançável. A corrida se deu em condições bastante traiçoeiras devido à chuva que caiu sobre o oleoso asfalto recentemente recapeado do Istambul Park, o que forçou os pilotos a largarem com os pneus azuis próprios para chuva forte.
O britânico alinhou em sexto no grid e adotou uma estratégia alternativa à medida em que a pista ia secando: enquanto os adversários foram aos boxes colocar os pneus slicks, o piloto da Mercedes optou por ficar na pista com os compostos intermediários bastante gastos até o final. A tática funcionou perfeitamente e Hamilton recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar com meio minuto de vantagem para selar a conquista do heptacampeonato.
Lewis Hamilton após vencer GP da Turquia e faturar heptacampeonato da F1 em 2020
Bryn Lennon/Getty Images
Sem um pneu – Inglaterra 2020
Hamilton desfilava tranquilo para mais um trinfo em casa, até que na metade do volta final, viu o pneu dianteiro esquerdo de sua Mercedes estourar.
A corrida então ganhou contornos de dramaticidade enquanto a torcida inglesa assistia Max Verstappen se aproximando rapidamente de um Hamilton que guiava com perícia para não desintegrar totalmente a borracha – o holandês poderia estar mais próximo, se não tivesse, pouco antes, feito um pit stop para tentar o ponto extra da melhor volta.
Lewis Hamilton, com o pneu dianteiro esquerdo furado, se arrasta na última volta para vencer na Inglaterra
Andrew Boyers/Pool via Getty Images
No rádio, o engenheiro Bono friamente informava Hamilton da queda na vantagem sobre o holandês da RBR, vice-líder da prova, com um leve toque de emoção surgindo apenas na última curva quando a vitória já estava garantida. “Essa foi por pouco”, respondeu um aliviado Hamilton pelo rádio ao assegurar a vitória na marra com apenas três pneus.
Escalando o grid – Alemanha 2018
Hamilton teve problemas na classificação com sua Mercedes W09 e largou apenas na 14ª posição, enquanto o adversário na luta pelo título, Sebastian Vettel, partiu da ponta correndo em casa. Mas no domingo a história foi diferente e com uma contribuição que veio dos céus. Vettel, então líder da prova, bateu sozinho quando uma garoa fina começou a cair no último setor.
Vindo de trás, Hamilton bateu o pé e apostou alto ao ficar na pista enquanto os adversários foram para os boxes colocar os pneus de chuva. A escolha se mostrou certeira e o britânico viu do alto do pódio a água desabar de vez no circuito de Hockenheim e lavar as esperanças de título do então ferrarista.
Lewis Hamilton no pódio do GP da Alemanha de 2018
Mark Thompson/Getty Images
Campeão mundial – Brasil 2008
Interlagos protagonizou a decisão de título mais dramática de todos os tempos em 2008 entre Felipe Massa e Lewis Hamilton. A conta era simples: o ferrarista precisava vencer e o britânico chegar no máximo no 6º lugar para encerrar o jejum de títulos do Brasil que perdurava desde 1991.
Massa fez sua parte, cravou a pole e conquistou a vitória de ponta a ponta e por exatos 38 segundos, de fato, foi campeão mundial. Porém, na última curva da última volta, Hamilton conseguiu a ultrapassagem decisiva sobre a Toyota de Timo Glock que se arrastava de pneus slicks numa pista cada vez mais molhada.
Timo Glock perdeu posição para Lewis Hamilton na última curva do GP do Brasil de 2008
Getty Images
A 5ª posição era justamente o que Hamilton precisava para conquistar seu primeiro título mundial por apenas um ponto. Um roteiro digno de cinema com final feliz para o garotinho que sonhava apenas em pilotar um carro de F1.
*Estagiária sob supervisão de Bruna Rodrigues e Rafael Bizarelo geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *