RÁDIO BPA

TV BPA

Retrospectiva do Vitória em dez atos: início invicto, quedas e vexame até suada sobrevivência

Retrospectiva do Vitória em dez atos:  início invicto, quedas e vexame até suada sobrevivência

Fábio Mota abre planejamento para o Vitória em 2026
O 2025 do Vitória foi um filme de ação, terror e, principalmente, drama, mas com final feliz. Depois de uma largada com sequência histórica de invencibilidade, a temporada foi de eliminações, flerte com o rebaixamento e a pior goleada da história da Série A de pontos corridos. No fim, a sobrevivência na elite foi o aguardado respiro.
O ge preparou uma retrospectiva em dez atos para relembrar os momentos mais importantes do ano rubro-negro.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2026
1 | Segunda maior sequência invicta da história
Baralhas comemora gol em Viória 2 x 1 Ferroviário, o 15º jogo de invencibilidade do Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória começou a temporada estabelecendo uma marca histórica. A junção da arrancada final de 2024 com o início de 2025 resultou na segunda maior sequência invicta da história do clube, com 22 jogos sem perder. A série, que envolveu partidas da Série A, da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano, foi encerrada com a derrota para o Náutico pela Copa do Brasil, em março.
2 | Saídas conturbadas
Lucas Esteves deixou o Vitória e acionou o clube na Justiça
Victor Ferreira / EC Vitória
Pilares da campanha do Campeonato Brasileiro de 2024, Wagner Leonardo e Lucas Esteves não tiveram as mais doces das despedidas do clube. O zagueiro, fundamental no título da Série B de 2023 e capitão da equipe, foi vendido e recebido aos gritos de “Judas” no primeiro reencontro. O lateral-esquerdo, por sua vez, acionou o clube na Justiça depois de imbróglio envolvendo multa rescisória.
3 | Eliminações precoces e vice no Campeonato Baiano
Thiago Carpini em Vitória 0 x 1 Confiança, eliminação na Copa do Nordeste que decretou sua demissão
Victor Ferreira/EC Vitória
A temporada do Vitória foi marcada pelas eliminações precoces. O Rubro-Negro caiu para o Náutico na segunda fase da Copa do Brasil; na fase de grupos da Copa Sul-Americana, em derrota frustrante para o Universidad de Quito na última rodada; e pelo Confiança, nas quartas de final da Copa do Nordeste (resultado que decretou a demissão do treinador Thiago Carpini). No Campeonato Baiano, amargou o vice-campeonato estadual depois de empatar com o Bahia no Barradão.
4 | Reformulação do elenco
Janderson terminou a temporada como vice-artilheiro do Vitória e deixou o clube em junho
Victor Ferreira/EC Vitória
Ainda em junho, o Vitória decidiu fazer uma drástica reformulação no elenco. Depois de um início ruim no Campeonato Brasileiro, o clube contratou Gustavo Vieira como diretor de futebol e remanejou Manoel Tanajura ao cargo de gerente. Além disso, definiu lista de dispensas, vendeu o então artilheiro da temporada Janderson e contratou oito jogadores no segundo semestre.
5 | Anúncio da Arena Barradão
Projeção da Arena Barradão vai custar pelo menos R$ 405 milhões
Reprodução / EC Vitória
Em agosto, foi anunciado o projeto da Arena Barradão, reforma que vai ampliar em 32% a capacidade do estádio rubro-negro: de 30.793 para 40.597 pessoas. O aporte inicial da parceria com o consórcio SD Arenas será de R$ 405 milhões, e a estimativa é que o projeto seja entregue no primeiro semestre de 2029. A proposta ainda precisa ser aprovada pelos conselhos Fiscal e Deliberativo.
6 | Vexame
Fábio Carille foi demitido depois de o Vitória perder para o Flamengo por 8 a 0
Thiago Ribeiro/AGIF
Pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória visitou o Flamengo no Maracanã e sofreu a maior derrota da Série A no formato de pontos corridos. O 8 a 0 foi o segundo pior resultado do clube em jogos oficiais e fica atrás apenas da goleada por 10 a 2 sofrida contra o Bahia, em 1938. O vexame foi a gota d’água para o trabalho de Fábio Carille, demitido ainda durante a madrugada.
7 | Troca-troca de treinadores
Então treinador do time sub-20, Rodrigo Chagas assumiu o Vitória de forma interina, foi efetivado e realocado a assistente depois de três jogos
Victor Ferreira / EC Vitória
Em setembro, Jair Ventura assumiu o comando técnico e se tornou o quarto treinador rubro-negro na temporada. Ele teminou 2025 no clube e renovou contrato depois de Thiago Carpini, Fábio Carille e Rodrigo Chagas terem seus trabalhos interrompidos. Com quatro treinadores, o Leão foi o time que mais mudou de comandante na Série A.
8 | Passagem relâmpago
Romarinho rescindiu com o Vitória depois de apenas cinco jogos
Victor Ferreira / EC Vitória
Romarinho foi a contratação mais badalada do Vitória nesta temporada: o atacante foi anunciado com tour em Salvador e enquete para escolher o número de sua camisa, que ficou com a “7 de Bebeto”. Mas a passagem durou só três meses, com cinco jogos e nenhum gol. O jogador costurou uma rescisão amigável com o clube, que afirmou que a decisão foi motivada por questões pessoais.
9 | Reação na Série A
Em 14 jogos, Jair Ventura conquistou 51,1% dos pontos do Vitória nas 38 rodadas do Campeonato Basileiro
Victor Ferreira / EC Vitória
A chegada de Jair Ventura motivou a reação que levou à sobrevivência do Vitória na Série A. Sete dos 11 triunfos rubro-negros no torneio foram conquistados nas últimas 14 rodadas, período comandado pelo treinador. Neste recorte, o Leão foi a sexta melhor equipe do Campeonato Brasileiro e conquistou 54,8% dos pontos. A confirmação da manutenção veio com o 1 a 0 sobre o São Paulo, no Barradão, e com o resultado favorável dos concorrentes.
10 | Reeleição de Fábio Mota
Se cumprir mandato, Fábio Mota vai ser o presidente do Vitória mais longevo deste século
Victor Ferreira / EC Vitória
Depois do fim da temporada em campo, o Barradão foi palco das eleições do Vitória. Fábio Mota e a chapa Leão Colossal venceram com margem para Marcone Amaral e a Aliança Vitória SAF. O presidente foi reeleito ciom 85,95% dos votos para o triênio entre 2026 e 2028 e, como assume o Conselho Gestor desde 2021, terá o mandato mais longo no clube no século XXI.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More