Jean Lucas projeta o Bahia com “casca” na Libertadores e mira consistência em todas competições
Conheça o caminho do Bahia até a fase de grupos da Libertadores
O Bahia abre a temporada 2026 com o mesmo desafio de um ano atrás: classificar à fase de grupos da Libertadores. O primeiro confronto na fase prévia vai ser diante do O’Higgins, do Chile, no dia 18 de fevereiro. A boa notícia é que, ao seu lado, o time tricolor tem a “casca” criada com a participação na edição de 2025.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia em 2026
– Eu me identifiquei muito com a Libertadores, é uma competição diferente, e só disputando ela ano após ano que o time vai ganhando casca. Fizemos uma boa competição, e ficamos fora [da fase de grupos] por detalhe. Acredito muito que a experiência desse ano [2025] vai nos ajudar. Hoje o elenco já é mais cascudo – avalia o meia Jean Lucas em entrevista ao ge.
+ Adversário do Bahia tem nome inspirado em “herói libertador” e vai estrear contra brasileiros
A identificação citada pelo meia foi construída principalmente por gols. Jean marcou quatro vezes na Libertadores da última temporada e assumiu o segundo lugar na lista de maiores artilheiros tricolores no torneio, a dois tentos de igualar Charles no topo. Não à toa, ele classificou 2025 como o melhor ano da sua carreira.
+ Reencontro na altitude e decisão fora de casa: o que o Bahia pode encarar na 3ª fase da Libertadores
– Sem dúvida [foi a melhor temporada da minha carreira]. Chegar à seleção brasileira é o sonho de qualquer criança. Mas não foi só isso. Vivi grandes momentos com o Bahia, conquistamos dois títulos, voltamos à Libertadores, e agora sinto que estamos cada vez mais fortes.
A convocação para a Seleção, citada pelo meia, foi a primeira de um jogador do Bahia depois de 34 anos. O feito foi repetido poucos meses depois por Luciano Juba, mas Jean não voltou a ser chamado por Ancelotti nas duas listas seguintes. A um semestre da Copa do Mundo, Jean prioriza o Bahia e avalia que o melhor caminho para ir ao Mundial é continuar se destacando no Esquadrão.
Jean Lucas comemora gol em Bahia x Cruzeiro
Letícia Martins / EC Bahia
– Eu tenho que fazer o meu melhor todos os dias pelo Bahia, é isso que vai fazer a diferença. Meu foco é o Bahia, e se der chance de Seleção, estarei pronto. Esse sonho segue comigo, mas o foco é no dia a dia, e entendo que tendo grandes jogos desde o começo do ano, isso pode trazer mais oportunidades.
Objetivo (quase) conquistado
Jean Lucas enaltece relação com Ceni e mira título da Libertadores com o Bahia
O Bahia voltou à Libertadores, mas não alcançou o principal objetivo, que era a vaga direta na fase de grupos da competição. A meta poderia ter sido atingida em caso de vitória na última rodada contra o Fluminense, no Maracanã, mas o 2 a 0 aplicado pelos cariocas acabou com os planos. Apesar da frustração, Jean vê o Esquadrão cada vez mais forte e capaz de brigar pelos objetivos em 2026.
– No final teve um pouco de frustração, sim, porque tínhamos condição de chegar na fase de grupos direto, mas o time lutou até o fim. O Campeonato Brasileiro é muito equilibrado, e demos nosso melhor. O Bahia vem construindo um time cada vez mais sólido e acredito muito nisso.
Jean se tornou pilar tricolor principalmente porque dificilmente desfalca a equipe. Nas duas últimas edições de Campeonato Brasileiro, o meia entrou em campo em 70 das 76 partidas possíveis e só é superado por Juba neste critério. O treinador Rogério Ceni reforçou ao longo do ano a importância deste atributo, mas também ponderou a queda de desempenho do camisa 6 na reta final da temporada.
O meia reforçou a necessidade de consistência na próxima temporada, mas não apontou metas específicas em relação a conquistas.
– Nós temos que ser consistentes em todas as competições, não dá pra apontar esse ou aquele título. Sabemos que temos condições e vamos lutar por eles.
A temporada para Jean Lucas começa nesta segunda-feira, quando o Bahia se apresenta para a pré-temporada. O Campeonato Baiano começa no dia 11, mas os principais jogadores do time azul, vermelho e branco só devem ser utilizados a partir do dia 28, na estreia pela Série A, contra o Corinthians.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More


