RÁDIO BPA

TV BPA

Checamos: por que Vini Jr e Hakimi não puderam responder perguntas em espanhol em Brasil x Marrocos

Checamos: por que Vini Jr e Hakimi não puderam responder perguntas em espanhol em Brasil x Marrocos

Seleção não consegue ser superior e empata na estreia da Copa
Vini Jr e Hakimi não puderam responder perguntas em espanhol na véspera do jogo entre Brasil e Marrocos na Copa do Mundo de 2026. Ao que os mediadores das coletivas explicaram: não havia tradução disponível das entrevistas para o espanhol. Os vídeos, porém, viralizaram e provocaram questionamentos, já que o espanhol é o idioma do México, um dos três países-sede do torneio.
O ge procurou a Fifa para entender a questão, e a entidade respondeu que se tratou de uma questão operacional. Antes de cada partida, as equipes envolvidas no jogo dizem à Fifa para quais idiomas querem que as entrevistas sejam traduzidas.
Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos
No caso de Brasil e Marrocos, a delegação brasileira solicitou português e italiano, para ter disponível a língua materna do treinador caso Ancelotti quisesse responder dessa forma, enquanto Marrocos pediu árabe e francês.
Com isso, as entrevistas antes e depois da partida tinham à disposição traduções para português, italiano, árabe e francês, além do inglês, por ser o idioma do local onde o jogo foi disputado, em Nova Jersey.
Vini Jr sorri após marcar o gol do empate com Marrocos
Ulrik Pedersen/NurPhoto via Getty Images
Por isso, Ancelotti respondeu cinco perguntas em outros idiomas que não o português (sendo uma em francês, duas em inglês e outras duas em italiano), enquanto Vini Jr e Hakimi não puderam responder em espanhol, já que não seria possível traduzir para outros jornalistas presentes.
Antes da coletiva, inclusive, durante as instruções, o mediador cita:
– Quando forem fazer perguntas, levante sua mão e espere pelo microfone. Nós temos tradução hoje para inglês, português, italiano, árabe e francês.
As entrevistas coletivas de países hispânicos, porém, ou envolvendo países que tenham solicitado as traduções para o espanhol, acontecem normalmente com perguntas e respostas em espanhol.
No México, por exemplo, ocorreram duas partidas na primeira rodada: México 2 x 0 África do Sul, no Azteca, e Coreia do Sul 2 x 1 República Tcheca. No segundo caso, em que não havia envolvimento de países hispânicos, houve tradução disponível para tcheco, coreano, inglês e espanhol.
Veja a tabela da Copa do Mundo
Simule os resultados da Copa do Mundo
Hakimi Marrocos Brasil Seleção Copa do Mundo
Jeenah Moon/Reuters
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Calendário programação Seleção Brasil Copa do Mundo
infoesporte/ge.globo geRead More