Portugal x Croácia será na véspera de um ano da morte de Diogo Jota: “Queremos ganhar a Copa por ele”
Atacante do Liverpool, Diogo Jota e seu irmão, André Silva, morrem em acidente de carro, na Espanha
Por muito pouco, Portugal não vai precisar entrar em campo no aniversário de um ano da morte de Diogo Jota. Se tivesse classificado em primeiro lugar do Grupo K na Copa do Mundo, iria enfrentar Gana no fatídico 3 de julho, data em que o ex-atacante do Liverpool e da seleção portuguesa sofreu um fatal acidente de carro junto com seu irmão, André Silva.
+ Técnico de Portugal explica por que não substituiu CR7: “Esteve muito bem fisicamente”
O empate por 0 a 0 com a Colômbia e a classificação como segundo do grupo para a fase eliminatória farão Portugal enfrentar a Croácia na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), em Toronto, no Canadá. Mesmo assim, a seleção quer fazer da partida, na véspera da triste data, como o “Jogo do Diogo Jota” para homenagens e motivação:
Diogo Jota é homenageado em telão na Copa do Mundo
Reprodução
— Obviamente, é difícil todo dia no treino. Sempre tem momentos em que o Diogo Jota volta à nossa memória. Então eu não diria que o aniversário precisa ser especialmente difícil. Eu diria que é um pouco de celebração. Acho que precisamos homenagear o Diogo Jota. É um momento para valorizar que tudo o que começamos nessa equipe começou com ele. Ganhamos a Liga das Nações com ele. Ele é provavelmente o símbolo e a luz, o maior estímulo que temos — enalteceu o técnico Roberto Martínez em entrevista coletiva.
+ Veja a tabela da Copa do Mundo
A Copa do Mundo já tem sido uma forma de Portugal prestar homenagens desde o início do torneio. Os pais de Diogo Jota, Joaquim e Isabel Silva, foram convidados de honra da Federação Portuguesa de Futebol na estreia de Portugal, no empate por 1 a 1 com a República Democrática do Congo. Na segunda rodada, na goleada por 5 a 0 sobre o Uzbequistão, uma imagem do ex-atacante foi exibida no telão ao fim da execução do hino português.
Pais de Diogo Jota assistem à estreia de Portugal
Reprodução
— Queremos ganhar a Copa do Mundo por ele. E acho que o aniversário é só um momento que transforma o jogo no “Jogo do Diogo Jota”. Não é um momento difícil. A dificuldade é todo dia, quando ele não está aqui fisicamente. Mas quando ele está com a gente, somos um time mais forte. E provavelmente em momentos como esse, quando você não ganha um jogo, a lembrança do desejo e da crença dele fica muito clara na nossa presença — completou Martínez.
Diogo Jota despontou em clubes de base de Portugal, saiu do país aos 20 anos rumo ao Atlético de Madrid, da Espanha, e se tornou um dos principais nomes da sua geração no Liverpool e na seleção, mas ficou fora da Copa do Mundo de 2022 por causa de uma lesão na panturrilha.
O Liverpool pagou ao Wolverhampton, da Inglaterra, 44,7 milhões de euros (R$ 286 milhões) para em 2020 contratá-lo. No clube, Diogo Jota conquistou uma Premier League (2024/25), uma Copa da Inglaterra (2022) e duas Copas da Liga Inglesa (2022 e 2024). Ele marcou 65 gols em 182 jogos.
Diogo Jota e Cristiano Ronaldo em ação pela seleção de Portugal
Getty Images
Na seleção portuguesa, seu primeiro jogo foi em 2019, mesmo ano em que venceu a Liga das Nações ao lado de Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Ruí Patrício e Rúben Dias. Título que se repetiu em 2025. Ao todo, ele fez 14 gols em 49 partidas.
+ Simulador: como será a caminhada de cada seleção?
Ele faleceu em 3 de julho de 2025 em um acidente de carro que também vitimou seu irmão André Silva, jogador do Penafiel, da segunda divisão portuguesa. Os dois estavam em uma Lamborghini no município de Zamora, na Espanha, quando o carro saiu da via e pegou fogo. Jota deixou a esposa e três filhos. geRead More


