RÁDIO BPA

TV BPA

São Bento e a Seleção: relembre Paraná, Marinho Peres e Luís Pereira em ação na Copa do Mundo

São Bento e a Seleção: relembre Paraná, Marinho Peres e Luís Pereira em ação na Copa do Mundo

Luto no futebol: morre o ex-zagueiro Marinho Peres
Um dos clubes mais tradicionais do futebol paulista, o São Bento está diretamente ligado à participação de três atletas nas Copas do Mundo de 1966 e 1974 pela seleção brasileira: Paraná, Marinho Peres e Luís Pereira. Embora já não defendessem o Azulão no momento das convocações, ficaram conhecidos pela camisa que os revelou para o futebol.
O ponta-esquerda Ademir de Barros, o Paraná, defendeu o São Bento de 1960 a 1964 e em 1978, com 136 partidas, 42 gols marcados e 26 assistências. Em 1965 foi negociado com o São Paulo, onde atuou durante nove anos e, nesse período, disputou 11 partidas pela Seleção, sendo uma na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966: o jogo contra Portugal, perdido por 3 a 1.
Leia também
+ Mais notícias do São Bento
Pelé e Paraná na seleção brasileira em 1966
Reprodução/TV TEM
Atualmente com 84 anos, Paraná deu entrevista ao ge em 2012, quando completou 70 anos, e relembrou os bastidores daquela convocação. A seleção brasileira foi eliminada logo na primeira fase, com uma vitória (2 a 0 sobre a Bulgária) e duas derrotas (3 a 1 para Hungria e Portugal), terminando na 11ª colocação – sua pior participação em todas as Copas.
– Em 1958 e 1962 tinha o Paulo Machado de Carvalho (como chefe de delegação). Mas ele já não estava no ano que eu fui convocado e começou um bairrismo. O pessoal do Rio tirou todo mundo e o time perdeu o comando, a identidade. O Paulo brincava com a gente, era um chefe de delegação diferente. Em 1966 ninguém tinha vontade de jogar, contra Portugal não tinha jogador para escalar. Eu mesmo estava machucado, mas disse que poderia jogar e joguei.
Paraná, ex-meia do São Bento e da seleção brasileira
Jesus Vicente/Repórter Autônomo
A participação de Paraná na seleção ficou marcada, ainda, por um desentendimento com um dirigente da então CBD.
– Dei um soco no Carlos Nascimento (dirigente da Seleção da época) porque ele veio defender um radialista que veio gozar da minha cara. Eu disse para o Feola (Vicente Feola, técnico da Seleção): ‘Prefiro jogar no São Bento de Sorocaba do que jogar aqui’. E depois disso nunca mais fui convocado.
Dupla de zaga
Marinho Peres, seleção brasileira, Copa de 1974
Reprodução / Arquivo Pessoal Marinho Peres
Profissionalizados pelo São Bento, Marinho Peres e Luis Pereira formaram a dupla de zaga titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha. Marinho, falecido em 2023, aos 78 anos, disputou 42 jogos pelo Azulão entre 1965 e 1966, com quatro gols e três assistências, antes de se transferir para a Portuguesa e para o Santos em 1972. Jogou ao todo 15 partidas pela Seleção desde 1968.
Marinho Peres disputou a Copa do Mundo na Alemanha como zagueiro titular nas sete partidas e capitão da seleção que foi eliminada pela Holanda de Johan Cruyff. Na primeira fase, o Brasil empatou contra Iugoslávia (0 a 0) e Escócia (0 a 0) e venceu o Zaire (3 a 0).
Na segunda fase, ganhou da Alemanha Oriental (1 a 0) e Argentina (2 a 1), mas perdeu da Holanda (2 a 0) na semi e da Polônia (1 a 0) na disputa do terceiro lugar, terminando em quarto no torneio.
Marinho Peres faleceu em 2023
Divulgação / Márcio Schimming
– Era uma responsabilidade, porque fomos representar a Copa de 70, que foi o auge do futebol. Chegamos com isso porque tínhamos capacidade. Copa do Mundo são seis, sete jogos e se perder um não tem como recuperar. Não é obrigatório o melhor vencer. Nós enfrentamos um time que nunca tínhamos visto jogar, naquela época era díficil. A Holanda era bicampeã europeia e caímos em uma realidade taticamente. Eles sabiam marcar muito bem – disse, em entrevista ao ge em 2017.
Luís Pereira (terceiro, acima) e Marinho Peres (quinto) na seleção brasileira antes do jogo contra a Iugoslávia
Arquivo / Agência O Globo
Já o companheiro Luís Pereira, o Chevrolet, hoje com 76 anos, atuou pelo São Bento por 64 vezes entre 1967 e 1968 e em 1994 e marcou três gols. Defendeu o Palmeiras entre 1968 e 1975 e o Atlético de Madrid de 1975 a 1980, período em que atuou 38 vezes pela Seleção, contando ainda a Copa América de 1975 e nas Eliminatórias para a Copa de 1978.
Luís Pereira disputou seis jogos na Copa de 1974 e foi expulso na partida entre Brasil e Holanda, aos 39 minutos do segundo tempo, após desferir um carrinho por trás no meia holandês Johan Neeskens. Por isso, esteve suspenso na disputa do terceiro lugar contra a Polônia, o que seria seu sétimo jogo na competição.
Os dados das atuações do trio pelo São Bento são do Almanaque do E.C. São Bento, publicado pelos historiadores Marcos Galves Moreira e Guilherme Jonas Feliciano.
Para celebrar
Para celebrar a chamada “trindade sorocabana”, o Museu do EC São Bento apresenta a exposição temporária “O Azulão e a Amarelinha: O São Bento nas Copas do Mundo” até 18 de julho.
Ademir de Barros, o Paraná, autografa bandeira do São Bento na exposição “O Azulão e a amarelinha”
Divulgação / AVSB
Nela, é destacada a participação de Paraná como integrante da busca do tri ao lado de Pelé e Garrincha, enquanto Marinho Peres é lembrado pela liderança nata e grande leitura tática defensiva e Luís Pereira é apontado como responsável de redefinir o paradigma do zagueiro no país, unindo força física a uma técnica refinada e notável capacidade de apoiar o ataque.
O Museu do EC São Bento funciona aos sábados, das 10h às 16h, no Complexo Humberto Reale (avenida Nogueira Padilha, nº 657, na Vila Hortência). O museu também lançou uma camiseta que homenageia os três atletas são-bentistas e está disponível para venda aos torcedores.
Initial plugin text geRead More