RÁDIO BPA

TV BPA

Seleção “quebra protocolo” na Copa e transforma foto antes de jogos em símbolo de união

Seleção “quebra protocolo” na Copa e transforma foto antes de jogos em símbolo de união

Neymar pode ser o “rosto” da Seleção como Messi é para a Argentina? Sobis analisa
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, o Brasil encontrou uma forma simples e eficiente de demonstrar união na Copa do Mundo. Em vez de posar para foto com apenas os 11 titulares, a Seleção decidiu quebrar o protocolo e reunir todos os convocados para o registro antes das partidas.
A decisão nasceu de forma espontânea, antes da estreia contra Marrocos, na semana passada. Como todos os jogadores já estavam em campo para execução dos hinos, como é pré-determinado pela Fifa, alguns líderes do grupo decidiram por manter o grupo reunido também para a foto.
A iniciativa foi aprovada por atletas e comissão técnica e acabou mantida para o duelo contra o Haiti, como forma de transmitir uma mensagem de comunhão. Agora, a ideia é repetir o gesto em todos os jogos até o fim da Copa.
– É muito bom para todo mundo perceber o quão importante é. Eu comecei no banco contra Marrocos, joguei esse (contra Marrocos). Esses pequenos passos que a gente dá, de se unir nesses momentos, fazem parte de um grande objetivo que a gente quer chegar – afirmou Matheus Cunha.
Veja a tabela da Copa do Mundo
Simule os resultados da Copa do Mundo
Seleção posa para foto com 25 convocados antes de jogo contra Marrocos
Jeenah Moon/Reuters
Seleção posa para foto com 25 convocados antes de jogo contra Haiti
Europa Press Sports/Europa Press via Getty Images
Nos dois jogos, 25 dos 26 convocados posaram para foto – apenas Neymar não apareceu. Embora tenha ficado no banco contra Marrocos, o camisa 10 não usou uniforme nem foi a campo para a execução dos hinos.
Endrick, Luiz Henrique… Quem deve substituir Raphinha na Seleção? Comentaristas opinam
O protocolo da Fifa para as partidas determina que, após a execução dos hinos, os reservas devem se dirigir ao banco de reservas.
Mesmo assim, algumas outras seleções adotaram a foto com 26 atletas, como África do Sul, Equador, Irã, México e Uruguai. A maioria, porém, adota o padrão com apenas os titulares na foto oficial da partida.
Seleção da Argentina posa para foto antes de jogo da Copa do Mundo
Masashi Hara/Getty Images
Na Copa de 1994, na qual se sagrou campeão, o Brasil já tinha adotado um gesto para simbolizar união antes das partidas. Na campanha do tetra, os atletas entravam em campo de mãos dadas.
Este ritual começou um ano antes do Mundial, ainda nas Eliminatórias, por iniciativa do zagueiro Ricardo Rocha.
Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos
Seleção entrou de mãos dadas pela primeira vez contra a Bolívia, em 1993
Reprodução
Para sagrar-se hexacampeão, o Brasil ainda tem mais seis partidas – e fotos – pela frente. A próxima será nesta quarta-feira, contra a Escócia, às 19h (de Brasília), em Miami.
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google geRead More