RÁDIO BPA

TV BPA

Único paraense vivo na Série D, Águia reencontra ABC 16 anos depois de “jogo do acesso”

Único paraense vivo na Série D, Águia reencontra ABC 16 anos depois de “jogo do acesso”

Águia vence Parnahyba e avança à terceira fase da Série D
O Águia de Marabá chega embalado à terceira fase da Série D depois de eliminar o Parnahyba no último sábado, com um placar de 3 a 2 no agregado, seguindo firme na luta pelo acesso para a Série C. Na etapa seguinte, o desafio será contra um adversário de um jogo marcante na história da equipe paraense.
Águia de Marabá x ABC em jogo do acesso na Série C de 2010
Diário de Natal
📲Clique aqui para seguir o canal do ge PA no WhatsApp
Há 16 anos, o Azulão estava na terceira divisão nacional e sonhando alto, após terminar na vice-liderança de seu grupo na 1ª fase, ficando à frente do tradicional Fortaleza, se credenciando a disputar uma vaga na Série B de 2021. O embate decisivo foi contra o ABC, em jogo que volta a ocorrer em uma divisão diferente desta vez.
+ Confira a tabela da Série D
As partidas contra o time potiguar foram válidas pela fase quartas de final da Série C de 2010, disputada em outubro daquele ano. O Águia fez o primeiro jogo no Zinho de Oliveira, em Marabá, por ter pontuado menos que o adversário. No jogo da ida, Claudemir marcou aos 42 do segundo tempo e deixou o time visitante em vantagem.
Na partida de volta, o Azulão precisava vencer o ABC por pelo menos um gol de diferença, mas foi novamente superado, desta vez por 3 a 1, com todos os gols da partida marcados no segundo tempo. Leandrão, Jackson e Claudemir marcaram para os donos da casa, enquanto que Jaime Júnior descontou para o time paraense no duelo disputado no Frasqueirão.
ABC x Águia – Quartas de final Série C 2010
Diário de Natal
O Alvinegro subiu de divisão e se tornou campeão daquela edição, enquanto que o Águia não voltou a disputar um jogo do acesso, e foi rebaixado para a quarta divisão em 2015, enquanto que o clube potiguar caiu para a Série D no ano passado.
Confira a escalação de ABC 3×1 Águia
ABC: Welligton; Pio (Bileu), Suéliton, Léo Dagostini, Tiago Garça e Renatinho Potiguar; Ricardo Oliveira, Basílio e Jackson (Claudemir); João Paulo (Éderson) e Leandrão – Técnico: Leandro Campos.
Águia de Marabá: Alan Faria; Sinésio, Bernardo, Ari e Vander (Tiago Marabá); Analdo, Daniel (Jaime Júnior), Cleuber (Roma) e Diego Biro; Samuel Lopes e Torrô – Técnico: João Galvão.
Reencontro marcado
Depois de 16 anos, Águia e ABC se reencontram, com primeiro jogo em Marabá, em 2010, e o segundo em Natal, mas desta vez, ambos querem voltar para a divisão que se enfrentaram naquele jogo do acesso no passado. Para chegar à Série C do próximo ano, as equipes ainda precisarão passar por mais dois mata-mata: de oitavas e quartas de final.
Na atual Série D, o Azulão disputou 12 jogos, com seis vitórias, três empates e três derrotas. Já o Alvinegro, com o mesmo número de partidas, venceu oito vezes, empatou três e perdeu apenas um jogo, ainda na estreia da competição, para o Maguary. Antes de encarar o time paraense, os potiguares eliminaram o Altos com 2 a 1 no agregado.
Águia de Marabá x Parnahyba – Série D do Campeonato Brasileiro 2026
Metrópoles Esportes
A CBF ainda não detalhou os confrontos da terceira fase, mas o Águia indicou que o jogo da ida será no dia 4 de julho, às 17h, no Estádio Zinho de Oliveira. O da volta será em 11 ou 12 do mesmo mês, em Natal. geRead More