Portuguesa acusa Juventude de assédio a zagueiro que treinou no clube e pediu para sair
Guto Ferreira comenta “Caso Héverton” e rebaixamento da Portuguesa
A Portuguesa notificou extrajudicialmente o Juventude, acusando o clube do Rio Grande do Sul de assédio ao zagueiro Gabriel Pinheiro.
Emprestado pelo Volta Redonda desde o dia 17 deste mês, o defensor fez exames médicos, iniciou a pré-temporada e participou dos treinamentos antes de comunicar o técnico Fábio Matias, no último domingo (dia 28), que queria deixar a Portuguesa e acertar com o Juventude.
Zagueiro Gabriel Pinheiro posa com o uniforme da Portuguesa na pré-temporada
Divulgação/Portuguesa SAF
Em nota, a Portuguesa SAF alegou que, “em nenhum momento, o clube gaúcho nos procurou para manifestar seu interesse, ferindo os regulamentos da Fifa e CBF”.
Por isso, a Portuguesa informou ter enviado uma notificação extrajudicial ao Juventude devido ao que chamou de assédio ao zagueiro.
— Diante da conduta adotada e da forma como o processo se desenvolveu, a Portuguesa SAF informa que tomará as medidas cabíveis, não apenas envolvendo o Esporte Clube Juventude, mas, também, o atleta e seu intermediário, visando a preservação de seus direitos e o respeito às normas que regem as relações entre clubes e atletas no futebol brasileiro.
Na notificação extrajudicial, a Portuguesa argumenta que houve um contato direto do executivo de futebol do Juventude, Lucas Andrino, com o jogador e o seu agente, e informa que tem contrato de empréstimo vigente com o Volta Redonda.
Zagueiro Gabriel Pinheiro (centro) chegou à Portuguesa emprestado pelo Volta Redonda
Divulgação/Portuguesa SAF
Entenda a polêmica
Gabriel Pinheiro havia chegado à Portuguesa por empréstimo, válido até o final do Paulistão 2026, cedido sem custos para o clube, que deveria arcar apenas com os salários do zagueiro.
Segundo a Portuguesa, o defensor passou a participar da pré-temporada em 17 de dezembro, quando fez exames médicos e teve a sua anotação na carteira de trabalho registrada no Ministério do Trabalho e Emprego.
Em 19 de dezembro, a Portuguesa disse ter gerado a documentação federativa do atleta no sistema GestãoWeb, da CBF, assinada pelo clube e pelo Volta Redonda, restando somente a assinatura do próprio atleta.
Depois de participar normalmente do treino no último domingo, Gabriel Pinheiro comunicou o técnico Fábio Matias sobre o desejo de deixar a Portuguesa e acertar com o Juventude, segundo relato do clube paulista.
— Além do vínculo trabalhista formalizado, o atleta manteve rotina regular de treinamentos e participou de jogo-treino no período, sessões de fotos e entrevistas institucionais, além de residir nos últimos dias em nosso CT, estando plenamente integrado ao ambiente do clube — informou a Portuguesa SAF na nota divulgada à imprensa. geRead More


