Hamilton detalha primeiras impressões de novo carro da F1 2026
Lewis Hamilton fala sobre primeiras impressões do carro da Ferrari: “Sensação de recomeço”
A Ferrari se juntou a outras rivais e estreou, nesta terça-feira, nos testes secretos de pré-temporada da F1 em 2026. Encarando chuva no Circuito de Barcelona-Catalunha, na Espanha, Lewis Hamilton finalizou a sessão com uma visão positiva do SF-26, carro da escuderia para este ano, e dos novos regulamentos técnicos.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Hadjar bate carro da Red Bull no segundo dia de testes da pré-temporada em Barcelona
Lewis Hamilton guia SF-26, carro da Ferrari na F1 2026, em shakedown em Fiorano
Divulgação
– Tenho o privilégio de estar aqui há muito tempo, 19 anos. Já passei por muitos carros diferentes e foram muitas mudanças, mas esta é a maior que percebi. Não quero falar muito sobre isso ainda, porque é difícil saber. Quero dizer, tem muito menos downforce do que tínhamos no ano passado, mas não temos o porpoising (saltos do carro) que tínhamos no ano passado, ou em 2022. Definitivamente há pontos positivos – detalhou o heptacampeão, adicionando:
– Será um grande desafio para todos, para todas as equipes, o que eu acho ótimo. Isso realmente coloca todos em desvantagem, todos vão estar realmente atentos e aprendendo à medida que avançam. Quem se desenvolver mais rápido, quem for mais inteligente na otimização do tempo e do uso de energia e desenvolvimento, estará no topo. E Isso dá a todos a chance de chegar ao topo, o que é bom.
Bortoleto na pista e mais: o que teve na estreia dos testes secretos da F1
Surpresas, quebras e novidades: o que esperar dos testes “secretos” da F1?
Em 2026, a F1 introduzirá um novo regulamento que mudará não apenas seus carros, mas também as unidades de potência. Por esse motivo, as equipes terão mais oportunidades de testes na pré-temporada: ao invés de uma única semana de atividades, a categoria organizará três rodadas distintas.
Circuito de Barcelona/Catalunha, palco dos testes secretos da pré-temporada 2026 da F1
Vince Mignott/MB Media/Getty Images
A primeira está sendo promovida nesta semana e termina na sexta-feira – sem acesso de fãs ou da imprensa. As outras duas serão no mês de fevereiro no Bahrein; o Circuito de Sakhir estará aberto para a mídia, e as sessões vão ser exibidas na televisão.
Nesta terça, apenas a Red Bull acompanhou a Ferrari na pista; como a escuderia italiana correu na chuva, Max Verstappen fez para a equipe austríaca a melhor volta do dia. Isack Hadjar, novo companheiro de equipe do tetracampeão, bateu com o RB21.
Hamilton revela que não conseguiu dormir antes de primeiro teste com Ferrari em 2026
Hamilton pilota Ferrari da F1 2026 pela primeira vez na Itália
O que esperar? Rodrigo França analisa primeiros testes da F1 em Barcelona
Hamilton também fez uma avaliação positiva do desempenho do novo carro da Ferrari. Destacou que houve questões a serem corrigidas no SF-26, mas que o cenário geral é favorável:
– Estou muito orgulhoso de todos na fábrica pelo trabalho realizado para chegar a este ponto, pois obtivemos muitas informações sobre o carro. Definitivamente, precisamos continuar assim, ainda há muito a fazer, mas foi um bom primeiro dia. Poderia ter sido muito pior, considerando uma mudança tão grande nas regulamentações. Então, passar o dia sem grandes problemas – não houve nenhum problema grave, apenas pequenos detalhes que estamos tentando melhorar… É excelente. Como mencionei, precisamos só tentar ter mais dias como este.
O heptacampeão manterá, em 2026, a dupla formada com Charles Leclerc. Os dois inauguraram a parceria em 2025, ano no qual a Ferrari foi apenas quarta colocada no Mundial de construtores; nenhum dos dois venceu corridas, embora Hamilton tenha triunfado na prova sprint do GP da China. Leclerc, por outro lado, faturou sete pódios na temporada passada.
Lewis Hamilton se despediu de 2025 sem pódios pela Ferrari
Rudy Carezzevoli/Getty Images
A meta, porém, é de dar a volta por cima em 2026. Ao longo do último ano, Hamilton se dedicou a produzir relatórios apontando os problemas do carro anterior e melhorias para o novo ano. O inglês, por sinal, é o centro de uma mudança importante visando a temporada que está por vir: seu engenheiro, Riccardo Adami, foi retirado da função para outro cargo. Outro nome ainda será anunciado. geRead More


