Sérgio Guedes aposta em campanha regular no Paulista A3 para conquistar o acesso pela Portuguesa Santista
Portuguesa Santista confirma data de estreia no Campeonato Paulista da Série A3
A Portuguesa Santista inicia, neste sábado, a busca pelo retorno à Série A2 do Campeonato Paulista. Rebaixada na última temporada, a Briosa estreia na Série A3 do estadual diante do Bandeirante, em Birigui, em um confronto que também marca o reencontro do clube com um velho conhecido: o técnico Sérgio Guedes.
Ídolo da Portuguesa Santista, o treinador está em sua quarta passagem pelo comando técnico do clube. Ao todo, disputou 143 partidas com a equipe rubro-verde, somando 66 vitórias, 34 empates e 43 derrotas, com 54% de aproveitamento. Em 2023, Sérgio Guedes conquistou o título da Copa Paulista pelo clube.
Mais notícias em Santos e Região:
+ Baixada Santista é considerada o “berço” do surfe no Brasil
+ Akira Cup de futevôlei reúne campeões mundiais e tem decisão equilibrada em Santos
Sérgio Guedes retornou a Portuguesa Santista após 2 anos
João Jardim/Agência Briosa
Apesar da conquista, a última passagem do treinador pelo clube terminou de forma dolorosa. A eliminação na semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista de 2024 impediu o acesso à elite estadual e culminou em sua saída do clube por questões de saúde. Ainda assim, Guedes acredita que o retorno acontece no momento certo.
– Nada acontece por acaso, eu tenho isso como linha de conduta. Entendo que se tudo conspirou para para que estivéssemos aqui, é porque tinha que ser assim. Me sinto muito feliz porque é a minha casa, conheço bem e sei como funciona. É questão de nos alinharmos, trazer os profissionais que vão interpretar bem aquilo que é preciso fazer, o que eu penso sobre futebol e aquilo que eu acho que o clube precisa, afirmou.
Guedes deixou a Briosa disputando a Série A2 e retorna agora com o clube rebaixado para a A3, realidade que, segundo ele, muda o nível de exigência e investimento, mas não altera o objetivo principal.
– A expectativa de que as coisas possam caminhar é a mesma, o sentimento é esse. Óbvio que não é interessante acontecer (rebaixamento), mas é um fato a ser encarado. Talvez, até por essa razão, a direção optou pelo nosso retorno, disse o treinador.
Equilíbrio para a estreia
Esta não é a primeira vez que Sérgio Guedes disputa a competição com a Portuguesa Santista. Em 2018, na única oportunidade em que comandou a equipe na Série A3, o treinador foi o responsável por conquistar o acesso com a camisa rubro-verde.
Desta vez, o primeiro desafio da Briosa acontece longe de casa, em um confronto que, segundo Guedes, exige mais do que o estudo prévio do adversário. O treinador destaca que, na prática, fatores emocionais e circunstanciais tendem a pesar, especialmente nas rodadas iniciais.
– Existe conhecimento de elenco (adversário), de quem dirige o clube, do ambiente. Porém, o contexto do jogo muda tudo isso. A teoria cai por terra quando a prática entra. E com isso, entra a questão emocional e uma série de fatores que você só consegue dimensionar a partir do momento que você os vive, pontuou o treinador.
Briosa se prepara para estrear no Campeonato Paulista A3
Divulgação/GE
O treinador reconhece que o rebaixamento na última temporada deixa marcas, mas afirma que o foco do grupo está em evitar que as consequências do passado interfiram no presente.
– Quando acontece o pior, obviamente, ficam sequelas. Nosso trabalho foi mobilizar para que isso não atrapalhe e possamos projetar um regresso. O que importa é o que vamos construir daqui para frente – disse.
Foco no desempenho
Ao longo da competição, a Briosa enfrentará equipes tradicionais do interior paulista e precisará manter regularidade para figurar entre os primeiros colocados. Ciente das dificuldades, Sérgio Guedes aposta em consistência e evolução rodada a rodada para alcançar o principal objetivo da temporada.
— É evidente que o resultado é o mais significativo, mas é importante jogarmos para isso. Minha expectativa é que a gente faça uma apresentação que se faça por merecer, com um início bom e um campeonato bastante regular — completou.
Briosa se prepara para estrear no Paulistão A3
Agência Briosa
Caminho até o acesso
A Série A3 terá turno único na primeira fase, com 15 rodadas, que definirão os classificados ao mata-mata. Os oito melhores avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados à Série B. A Portuguesa Santista estreia no dia 24 de janeiro, em Birigui, e encerra essa etapa no dia 21 de março, em casa, contra o União Barbarense.
Confira a tabela completa da Portuguesa Santista:
Bandeirante x Portuguesa Santista – Rodada 1 – 25/1
Portuguesa Santista x União Suzano – Rodada 2 – 28/1
Portuguesa Santista x Rio Branco – Rodada 3 – 1/2
Paulista x Portuguesa Santista – Rodada 4 – 4/2
Desportivo Brasil x Portuguesa Santista – Rodada 5 – 8/2
Portuguesa Santista x Rio Claro – Rodada 6 – 11/2
Marília x Portuguesa Santista – Rodada 7 – 14/2
Portuguesa Santista x Itapirense – Rodada 8 – 22/2
XV de Jaú x Portuguesa Santista – Rodada 9 – 25/2
Portuguesa Santista x Catanduva – Rodada 10 – 1/3
União São João x Portuguesa Santista – Rodada 11 – 4/3
Portuguesa Santista x Francana – Rodada 12 – 8/3
Portuguesa Santista x Rio Preto – Rodada 13 – 11/3
EC São Bernardo x Portuguesa Santista – Rodada 14 – 15/3
Portuguesa Santista x União Barbarense – Rodada 15 – 21/3 geRead More


